Imperatriz

Fundação - Imperatriz é a maior cidade do interior do Maranhão. Foi fundada em 19 de julho de 1852 pelo religioso baiano frei Manoel Procópio do Coração de Maria, que estava a serviço da antiga província (estado) do Pará.

Área e população - O município tem 1.367,90 quilômetros quadrados de área territorial e população de 253.873 habitantes (IBGE, 2016).

 

Títulos

Imperatriz tem diversos títulos, deles conhecidos nacionalmente:

- “Capital Brasileira da Energia”: em função do rebaixamento, qualificação e transmissão de eletricidade para todo o país, a partir da subestação local da Eletronorte e do Linhão Norte—Sul.

- “Metrópole da Integração Nacional”: pelos modais de transporte existentes no município e na região por ele liderada: BR Belém—Brasília, Ferrovia Norte—Sul, Estrada de Ferro Carajás, Hidrovia Tocantins-Araguaia, aeroporto habilitado ao pouso noturno.

- “24ª Melhor Cidade do Brasil para Carreiras Profissionais de Nível Superior”: o título foi dado pela revista Você S. A., da Editora Abril (São Paulo), segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, em 2002. Imperatriz é polo universitário e conta com dezenas de cursos superiores (graduação e pós-graduação; presenciais, não presenciais e semipresenciais), em instituições de ensino superior públicas e particulares. Alguns cursos: Administração de Empresas, Administração Pública, Biologia / Ciências Biológicas, Contabilidade / Ciências Contábeis, Direito, Economia / Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Estética e Cosmética, Estudos Sociais, Farmácia e Bioquímica, Filosofia, Fisioterapia, Formação de Docentes, Letras, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Sistemas de Informação, Teologia.

- “Princesa do Tocantins”: pela infraestrutura urbana e pela prestação de serviços nas área de educação e saúde.

- “Cidade Esperança”: título conferido pela população evangélica local, que vê a cidade dando abrigo e oportunidade aos que aqui chegam.

 

Informações – Se você deseja alguma informação sobre Imperatriz, faça sua solicitação por e-mail. A Drogaria Econômica procurará atendê-lo com a brevidade possível e prestará a informação ou orientação.E-mail: Alfredo Assuncao alfredo_assu@hotmail.com)


Por: Edmilson Sanches